"A escola atual é a escola da vida. Os
professores e os pais devem conjugar o pensamento de tal maneira que a criança,
em casa, encontre um mestre e, na escola, tenha um pai”. (Fernando Melo Vianna)
Esta
semana só foi para adaptação. Não começaram as atividades verdadeiramente
pedagógicas. As atividades são mais recreativas e lúdicas do que sistemáticas
educativas.
Só que
Noninha deixou de ser bebê.
Agora
Liz é uma menina com obrigações sociais e as primeiras indicações dão conta que
ela as desempenhará com interesse e gosto. Não se importou muito com quem a
levou e permaneceu com ela na escolinha. Foi assim tanto com a mamãe quanto com
o papai.
Terminado
o horário de permanência ela resistiu a deixar a escolinha, sinal de que a
adaptação foi concluída e satisfatoriamente.
O que
vem com a escola? Regras e conheceres vários. O outro e o espaço para ambos.
Modelos, referências, pequenas mazelas, doencinhas, quedas, puxões de cabelos,
empurrões, preferências por aqueles ou aquelas. Socialização.
A
Diretora nos disse que a escola acolhe até os sete anos, quando a criança sai
alfabetizada sabendo inclusive a diferença entre fábula e conto de fadas.
"Os contos de fadas ou contos
maravilhosos são uma variação do conto popular ou fábula. Partilham com estes o
fato de serem uma narrativa curta cuja história se reproduz a partir de um
motivo principal e transmite conhecimento e valores culturais de geração para
geração, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar
grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal.
Nos contos, que muitas vezes começam pelo
"Era uma vez", para salientar que os temas não se referem apenas ao
presente tempo e espaço, o leitor encontra personagens e situações que fazem
parte do seu cotidiano e do seu universo individual, com conflitos, medos e
sonhos.
A rivalidade de gerações, a convivência de
crianças e adultos, as etapas da vida (nascimento, amadurecimento, velhice e
morte), bem como sentimentos que fazem parte de cada um (amor, ódio, inveja e
amizade) são apresentados para oferecer uma explicação do mundo que nos rodeia
e nos permite criar formas de lidar com isso.
Entre os grandes autores, além do irmãos
Grimm, encontram-se o francês Charles Perrault, que deu vida à Chapeuzinho
Vermelho, Bela Adormecida, Pequeno Polegar e Gato de Botas; Andersen, que nos
presenteou com a história do Patinho Feio; Gabrielle-Suzanne Barbot, a Dama de
Villeneuvee com a Bela e a Fera e Charles Dickens, com o Conto de Natal e a
história de Oliver Twist. No Brasil, a maior conquista foi Monteiro Lobato,
cuja a obra ainda hoje serve de base ao início literário de muitas crianças.
Caracteristicamente os contos envolvem algum
tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar do nome, animais falantes
são muito mais comuns neles do que as fadas propriamente ditas. Alguns
exemplos: "Rapunzel", "Branca de Neve e os Sete Anões" e
"A Bela e a Fera".
As fábulas (do Latim fabula, significando
"história, jogo, narrativa", literalmente "o que é dito")
são uma aglomeração de composições literárias em que os personagens são animais
que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc.
Estas histórias terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. É um gênero muito versátil, pois permite
diversas maneiras de se abordar determinado assunto. (Wikipédia)
Pois é,
daqui a pouquinho, Liz entrará para o Mundo.
Real.
Até breve.
Parabéns Liz. Esta semana o Léo também começou sua socialização e ampliação de seu mundo.
ResponderExcluirBeijos saudosos.
Julinho
Grande Julinho, agora "começa".
ExcluirForte abraço.