Quando eu tinha cinco anos de
idade, perguntavam-me o meu nome e onde eu morava. Eu respondia o meu apelido
pelo qual me chamavam, já que não sabia dizer o meu nome e, endereço, eu nem
sabia do que se tratava.
Meus filhos, com cinco anos de
idade, respondiam o nome todo e o endereço completo: rua, número, apartamento,
bairro, cidade, estado e país.
Daqui a cinco anos, quando
perguntarem para Liz, ela responderá o seu primeiro nome e o seu e.mail,
facebook e twitter ou algo derivado disso.
Estive ontem coordenando um
workshop realizado no Hotel Renaissance em São Paulo, do qual participaram na
platéia as organizações com o maior volume de processamento de documentos do
país. No palco a maior empresa do mundo de EED-Envio Eletrônico de Documentos,
americana, e a maior empresa da América do Sul e a quarta do mundo, que é
brasileira.
Os painelistas, americanos e brasileiros, pintaram o quadro de realidades
que nos assolarão em um futuro imediato. Avanços tecnológicos irão permitir
maior segurança transacional em vias digitais do que pelos correios e outros
meios de entrega tradicionais.
Nossas faturas mensais de cartões de crédito, contas gerais, documentos de qualquer natureza serão transacionados via digital. No Chile mais de sessenta por cento de todos os documentos já veiculam, exclusivamente, em meio eletrônico.
Lembram-se dos encartes promocionais das companhias de seguro, cartões de crédito e assemelhados? Pesquisas dão conta de que uma parcela muito pequena de clientes dá atenção a estes encartes o que implica em um retorno muito pequeno do investimento em marketing.
Pois bem, as peças promocionais serão alocadas no mesmo documento
(faturas, contas, boletos, etc) e não se restringirão ao emissor do título,
isto é, na sua conta de telefone virão inserções promocionais de empresas
automobilísticas, varejo e sei lá mais o quê. Isto somente se assim você o
desejar e em qualquer dispositivo: smartpfones, iPad, laps, lops e lups
em tempo real, sem necessidade de senhas e sem passar no site do banco ou outro
prestador de serviço transacional.
Essas novas práticas são
pressionadas pelos custos de postagem, o custo hoje por envelope está em
R$1,20. Multiplique apenas pelo número de contas de telefone anuais que são
entregues pelos Correios. São bilhões de reais de redução dos custos das operadoras
e maior praticidade para os clientes.
Outra determinante é a
sustentabilidade. Milhares de árvores deixarão de ser cortadas para se
converterem em papel.
Inúmeras restrições serão
superadas: marcos regulatórios, Procons, cultura. A grande questão ainda é a da
segurança da via, no entanto, os especialistas presentes garantem que ela
tornar-se-á absolutamente segura aos bandoleiros virtuais.
Pare o mundo que eu quero descer.
A fala institucional do dono da
empresa brasileira presente, que sediou o encontro e que comemora vinte anos de
fundação, foi uma viagem extraordinária nas agudas transformações tecnológicas
das últimas duas décadas.
Liz viverá em um mundo extraordinário. Só espero
que ela seja salva da virtualidade e viva um pouco a vida rudimentar. Quando
lhe perguntarem onde mora ela responderá o e.mail, o facebook, o twitter e
complementará:
- Mas eu gosto mesmo é de estar no sítio do vovô e da vovó brincando com
os meus primos, amiguinhos e com os patinhos, as tartarugas, as galinhas, o
jabuti...
Até breve.
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